alternative

Pré e pós-operatório de cirurgia plástica

O Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O fisioterapeuta atua no pré e no pós-operatório de cirurgias plásticas como uma poderosa ferramenta tanto na preparação do paciente antes de ser submetido ao procedimento, como para reduzir os desconfortos e possíveis complicações que podem surgir no pós-cirúrgico, bem como a sua mais breve recuperação. Hoje, cirurgiões plásticos e fisioterapeutas trabalham lado a lado para o benefício do paciente, trocando informações e garantindo o sucesso da cirurgia.

O pré-operatório

Mesmo as cirurgias mais simples podem apresentar complicações. Sendo assim, nós fisioterapeutas, desempenhamos um papel importante no pré-operatório preparando o organismo para receber o procedimento.

Através de técnicas manuais e/ou o uso de equipamentos, preparamos o organismo para que ele absorva o impacto de uma cirurgia da melhor forma possível e otimize a recuperação do paciente para que ele retorne à sua rotina o mais breve possível.

Dessa forma, a fisioterapia no pré-operatório tem por objetivos:

  • Preparar o organismo, promovendo uma desintoxicação geral, o que melhora a oxigenação e retorno venoso, descongestionando os vasos;
  • Estimular a nutrição tecidual e, assim, reduzir a incidência de cicatrizes e aderências;
  • Promover uma melhora expressiva no aspecto da pele, por meio da estimulação que revitaliza a vascularização e, consequentemente, o aporte de oxigênio local;
  • Prevenir edemas;
  • Manter a capacidade respiratória, principalmente nos procedimentos de abdominoplastia; e
  • Orientações gerais para um retorno breve à sua rotina.

O pós-operatório

Além de reduzir o tempo de recuperação e amenizar os desconfortos decorrentes de procedimentos cirúrgicos, a fisioterapia no pós-operatório também age como um potencializador de resultados.

Através de técnicas específicas da fisioterapia, promovemos o estímulo à cicatrização dos tecidos, a diminuição de cicatrizes e/ou aderências, redução ou eliminação de dores, edemas, seromas e hematomas.

A fisioterapia no pós-operatório também contribui para que o paciente recupere a sua capacidade respiratória, muitas vezes limitada pelas dores oriundas das cirurgias, e a mobilização articular do corpo, diminuindo os efeitos da imobilização.

Com base nisso, podemos afirmar que a fisioterapia no pós-operatório tem os seguintes objetivos:

  • Aliviar dores, edemas, hematomas e quaisquer desconfortos originados pelo procedimento cirúrgico;
  • A regeneração dos tecidos;
  • Melhorar o aporte de oxigênio local com o intuito de evitar a isquemia
  • Evitar aderências, retrações de cicatrizes e/ou cicatrizes hipertróficas;
  • Prevenir contraturas musculares decorrentes dos desconfortos da cirurgia;
  • Melhorar a sensibilidade local, e
  • Promover o retorno rápido e seguro às atividades de vida diárias.

O fisioterapeuta ainda desempenha um papel fundamental na prevenção do surgimento de complicações mais sérias no pós-operatório, como a Trombose Venosa Profunda. Além disso, a fisioterapia respiratória, especialmente nas abdominoplastias, promove a integridade da função pulmonar, reduzindo as alterações e limitações causadas pelo procedimento.

Por fim, a fisioterapia no pré e pós-operatório das cirurgias plásticas garante que o paciente preserve suas funções vitais e desfrute de um breve período de recuperação da forma mais confortável possível, diminuindo as incapacitações e alterações decorrentes dos procedimentos cirúrgicos.

Vale lembrar que há um período de recuperação específico para cada tipo de cirurgia plástica, mas cada paciente é único e pode ter esse tempo de forma mais rápida ou lenta, com ou sem dor e até mesmo com ou sem qualquer complicação.

Agendamento e informações pelo canal de atendimento no WhatsApp:

Entre em contato
Retornar ao site