Pessoas que possuem restrição de movimentos, causados pela dor e rigidez muscular, são muito beneficiadas pelo uso desta técnica.
A liberação miofascial visa a recuperação da simetria harmônica do movimento indolor do sistema musculoesquelético em equilíbrio postural. A fáscia, tecido membranoso que encobre todo o sistema musculoesquelético, envolve tanto a superfície da pele como os músculos, ossos e órgãos viscerais, contribuindo diretamente para o contorno e a função do corpo.
Com essa função da fáscia em separar, compartimentar, manter ligado, sustentar e proteger todo o corpo, devemos dar a devida importância em resguardar a sua função. Além disso, a fáscia fornece suporte aos vasos sanguíneos e nervos para todo o corpo, onde encontramos mecanorreceptores e proprioceptores, responsáveis em transmitir ao cérebro informações sobre a posição e movimento do corpo, tanto normal, quanto anormal.
A disfunção fascial numa determinada região, quer seja por trauma, pós-cirúrgico ou atividade esportiva intensa, irá acarretar no desequilíbrio desta estrutura levando à dor e à incapacidade do movimento normal do corpo.
As técnicas de liberação miofascial, visam, então, alinhar as estruturas corporais, equilibrando a mobilização saudável e a ausência de dor.
Esta situação é uma das causas do surgimento dos pontos de gatilhos, também conhecido como dor miofascial. Com o passar dos anos e estudos mais avançados, as técnicas de liberação miofascial, além de ajudarem no tratamento de dores indesejadas, visam, principalmente, a melhora da mobilidade muscular, favorecendo a execução correta dos movimentos, sendo muito utilizada principalmente por atletas.
Pessoas que possuem restrição de movimentos, causados pela dor e rigidez muscular, são muito beneficiadas pelo uso desta técnica.
A liberação miofascial é indicada para o tratamento de lesões e dores musculares, limitações de movimentos, alterações posturais, contraturas, entre outras disfunções.
Muito utilizada por atletas para melhorar o rendimento em exercícios intensos e também para aliviar dores musculares, crônicas e pós-treino, melhorar a mobilidade articular, a disposição e a agilidade devido seu efeito em relaxar a musculatura.
Além de atletas, a liberação miofascial tem sido muito utilizada no tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) por se tratar de uma disfunção neuromuscular que possui como característica o aparecimento de pontos gatilhos (pontos de dor) que são áreas doloridas de nódulo palpável no músculo esquelético em várias regiões do corpo. Como resultados destacam-se a melhoria da capacidade muscular, a redução da dor, o ganho de flexibilidade, o tratamento e prevenção de disfunções cinético-funcionais, diminuindo tensões e devolvendo a funcionalidade ao paciente.
Se você apresenta alguma destas disfunções, agende uma avaliação conosco!
Nós temos o melhor tratamento para você!
Artigo relacionado: A Acupuntura Dry Needling nas dores cervicodorsais
Clique na imagem
Importante!
O conteúdo deste artigo é dedicado para fins informativos e não deve ser interpretado como conselhos médicos. Sempre consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico e tratamento adequado.
Gostaria de saber mais sobre os tratamentos contra as dores? O canal de atendimento está disponível para você enviar as suas dúvidas ou marcar uma consulta de avaliação.
Agende a sua avaliação e saiba mais sobre os protocolos personalizados de tratamentos para a redução de dores musculares localizadas.
- - - - - - - - - -
Fisioterapeuta com formação Dermatofuncional - CREFITO 5/46886-F
Agendamento e informações pelo canal de atendimento no WhatsApp:
Entre em contatoCopyright © 2022 Juliana Rech - Todos direitos reservados
Desenvolvimento e Tecnologia ProWin