Estrias são lesões semelhantes a cicatrizes que ocorrem por distensão da derme, levando à ruptura de fibras elásticas e colágenas que sustentam e dão elasticidade à pele.
Seu aparecimento é mais frequente em mulheres no período da adolescência, gestação ou após um ganho rápido de peso. Também podem surgir devido ao uso de corticoides para o tratamento de algumas doenças, tanto via oral, quanto tópico, em altas doses ou em excesso.
Elas se manifestam geralmente de forma múltipla, de aspecto linear e em várias regiões do corpo, tais como mamas, bumbum, culotes e barriga.
Na fase inicial surgem avermelhadas e discretamente elevadas na pele. Numa fase mais tardia elas se apresentam com coloração branca e, muitas vezes, como um aspecto de "rasgo" na pele.
Algumas medidas para evitar o surgimento das estrias existem, tais como:
• evitar o ganho excessivo de peso em pouco tempo;
• controlar o peso durante a gestação;
• manter a pele hidratada com cremes e/ou óleos;
• hidratar o corpo com a quantidade de água recomendada; e
• ter uma alimentação saudável.
Essas medidas ajudam, embora não sejam a solução plena, pois não é possível prevenir completamente o seu aparecimento, já que outras questões como a cor da pele, a idade, o tabagismo, a genética e outros fatores também interferem.
Veja alguns procedimentos que integram os tratamentos adequados para a redução de estrias e disponíveis aqui no Consultório Juliana Rech:
CARBOXITERAPIA: tratamento invasivo por meio da aplicação de gás carbônico no local da estria. Em sua função, o gás promove uma vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea, proporcionando a neoangiogênese e neocolagênese, as quais farão a recuperação do tecido e a melhora do aspecto da estria.
ELETROLIFTING: tratamento invasivo e praticamente indolor, o qual proporciona um aumento da circulação sanguínea e nutrição da área tratada, estimulando o aumento de colágeno e de elastina, suavizando o aspecto da estria.
MICROAGULHAMENTO: a penetração de múltiplas agulhas bem fininhas na pele estimula a formação de novas fibras de colágeno e elastina, o que resulta na melhora da firmeza da região tratada e do aspecto da estria. Além disso, a pele é aberta através das agulhas, sendo possível introduzir substâncias ativas, como por exemplo o colágeno, que trazem ainda mais benefícios.
RADIOFREQUÊNCIA: tendo o mesmo objetivo de produzir colágeno e diferentemente das 3 técnicas citadas anteriormente, a radiofrequência atua por meio do calor, proporcionando o aumento da estrutura da pele e a melhoria na aparência da estria.
PEELING QUÍMICO: uma substância, geralmente ácido, é aplicada na estria com o objetivo de promover a renovação celular, removendo a primeira camada da pele e suavizando o aspecto visível da estria.
PEELING DE DIAMANTE: é um procedimento não invasivo que agride de forma controlada o tecido epitelial, gerando um processo inflamatório e promovendo a revitalização da epiderme, melhorando significativamente o aspecto da estria.
De uma forma geral os tratamentos melhoram bastante o aspecto da pele, reduzindo a visibilidade das estrias, tanto das brancas, quanto das vermelhas.
E, o quanto antes você iniciar com os tratamentos, melhores serão os resultados!!
Agende a sua avaliação e saiba mais sobre os protocolos personalizados de tratamentos para a redução de dores musculares localizadas.
- - - - - - - - - -
Fisioterapeuta com formação Dermatofuncional - CREFITO 5/46886-F
Agendamento e informações pelo canal de atendimento no WhatsApp:
Entre em contatoCopyright © 2022 Juliana Rech - Todos direitos reservados
Desenvolvimento e Tecnologia ProWin